Os miseráveis

Esta noite fiquei a ver televisão até às tantas, e valeu a pena. Passou um filme que queria ver há muito tempo. “Os miseráveis”, baseado na obra de Victor Hugo. Dizem que ler os clássicos mundiais nos ajuda a entender melhor o comportamento humano, nas suas nuances e matizes, no seu melhor e pior. Tenho pena de nunca os ter lido, além de pouco mais que as obras portuguesas obrigatórias no secundário, o que já é um começo. Acho que é uma daquelas coisas que todos devíamos fazer e que não custa dinheiro. Dizem que quem não lê vive 1000 vezes menos, ou talvez uma vida mais pobre, digo eu.

Bem, quanto ao filme, na versão de 1998, é mesmo de ver. Empolgante até ao final. No final do ano vem uma nova versão baseada no musical, mas parece-me que não lhe chega aos calcanhares. Uma história que nos faz acreditar que a bondade compensa. Sempre.

Deixe uma Resposta

