Muito mais que Ritmo!

Este post é dedicado à minha irmã.  

O tema já estava esboçado há muito tempo à espera de ganhar forma e ser publicado. A inspiração veio de um filme/documentário que vi há uns anos nos primeiros tempos em Barcelona. E que filme! É difícil descrever por palavras o que senti ao vê-lo e ouvi-lo…arrebatador! 230 alunos provenientes de famílias disfuncionais de zonas desfavorecidas em Berlim, 1 coreógrafo carismático e 1 reputado maestro são os ingredientes deste documentário que retrata de forma realista como um projecto pode tornar a arte num instrumento eficaz de inclusão social. Na dança, como na vida, a disciplina é fundamental para canalizar de forma produtiva a energia natural destes adolescentes no sentido do seu crescimento saudável, da construção da sua auto-estima e da tomada de consciência do valioso potencial presente em cada um. Royston Maldoom (o coreógrafo) é nisso exímio. Ao som da “Consagração da Primavera” de Stravinsky, estes jovens iniciarão uma viagem inesquecível e apaixonante de auto-descoberta e superação pessoal. A escolha da banda sonora não foi aleatória. Pelo contrário, nela podemos encontrar uma poderosa metáfora : “The notion that we sacrifice so that the earth may blossom again is something we have clearly forgotten. Our problem today is that we are prepared to sacrifice our children and their future for our own very short-term selfish gains.”, nas palavras de Maldoom.

Um filme pleno de força e vitalidade, como a adolescência e a Primavera 🙂

“This emotional movie tells the stirring tale of respect, tolerance, love and passion, and proves that it is worth using unusual methods to connect the beauty of music with social commitment.”  Financial Times

 

(Penso que durante o Porto 2001, através do Serviço Educativo da Casa da Música, se realizou um projecto semelhante com habitantes de um bairro social da cidade actuando como figurantes na ópera Wozzeck. Uma iniciativa a repetir!)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s